
ROSÁCEA
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que causa vermelhidão e pequenas protuberâncias vermelhas no centro do rosto, nas bochechas, nariz, testa e queixo. Esse é um quadro comum em pessoas brancas, na faixa etária dos 30 aos 50 anos de idade.
Existem diversas causas para o surgimento da rosácea, as alterações hormonais, como as que acontecem na gravidez, por exemplo, podem desencadear a inflamação na pele. Exposição excessiva ao sol é um fator de risco para a doença e para outras condições que afetam a pele.
Alguns alimentos e outras ações ao longo do dia podem piorar os sintomas, como: bebidas quentes, queijo, cafeína, alimentos picantes, álcool e exercícios aeróbicos.
A rosácea não tem cura e o tratamento recomendado serve para controlar a doença, impedindo que a irritação da pele aumente.
Os tratamentos são recomendados de acordo com o tipo da doença que o indivíduo possui. Podem ser usados medicamentos e cremes tópicos, que aliviam a irritação da pele, bem como tratamentos utilizando dermoabrasão, laser ou a eletrocirurgia.