
ACNE
A acne é uma doença de pele muito comum, ela ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo. O surgimento da acne pode ser influenciado por diversos fatores, como o excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos.
Ainda que seja uma alteração comum da idade e desapareça com o tempo, o indicado é que a acne seja tratada o mais precocemente possível. Desse modo é possível preservar a saúde da pele e evitar marcas, difíceis de corrigir na vida adulta.
Dependendo da gravidade, a acne pode causar incômodo e levar a cicatrizes da pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo eles forem iniciados, menor será o risco de danos à pele e à autoestima.
Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa.
Os tratamentos disponíveis para a acne, portanto, incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais. Os tratamentos complementares são: extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos.