
MELASMA
Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, devido a hiperpigmentação, uma deposição aumentada de melanina. A situação é mais comum em mulheres, mas também pode afetar os homens.
As causas da condição são variadas. O melasma pode aparecer, por exemplo, por alterações hormonais, como as causadas pela gravidez e as advindas do uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Outra possibilidade é a exposição ao sol, principalmente sem o uso de proteção solar; à radiação ultravioleta, presente em aparelhos de raio-x e micro-ondas; e à luz visível, emitida por telas de computador, celular e TVs.
Os fatores genéticos também podem ser uma causa do melasma, além da deficiência de nutrientes e do uso de alguns medicamentos.
O melasma é uma condição crônica, portanto, não tem cura. Apesar disso, ele pode ser amenizado com alguns cuidados, que devem ser mantidos para que as manchas não voltem a aparecer.
Os tratamentos para o melasma devem ser indicados por dermatologistas e podem ser variados. Normalmente, a principal recomendação é o uso contínuo de protetor solar, não só nos momentos de exposição direta aos raios UV, mas também no dia a dia e até em casa, por conta dos aparelhos com luz visível.
Alguns procedimentos estéticos, como terapias com laser e ácidos, são outra possibilidade de tratamento e controle do melasma.